A morte de um familiar é sempre um processo doloroso e nestas situações os familiares não sabem quais os procedimentos que devem ser efetuados. Disponibilizamos alguma informação útil nestes momentos difíceis para todos os entes queridos. Independentemente do local onde ocorreu o óbito, a familia só contacta a agência funerária, porque esta dispõe de todos os contactos relativos aos organismos competentes e a experiência necessária sobre os procedimentos a ter mediante a forma como o óbito ocorreu.
Se o óbito ocorrer em casa, deve contactar a agência funerária e esta contactará o Delegado de Saúde, médico de família ou médico assistente da área de residência. Posteriormente a funerária vai declarar a ocorrência do falecimento à Polícia ou Conservatória do Registo Civil.
Se o óbito ocorrer no hospital, o hospital informa os familiares e estes por sua vez devem contactar a agência funerária, antes de se dirigir à casa mortuária, para que a agência inicie todo o processo de preparação de corpo e documentação de registo de óbito. De seguida o agente funerário declara o óbito às autoridades competentes para autorizarem a realização do funeral.
Se ocorrer em lares de terceira idade, este informa os familiares de imediato, que devem contactar a agência funerária e informar o lar da agência que irá realizar o serviço fúnebre. A seguir a funerária trata do restantes procedimentos.